Antropologia e Desenho
A primeira oficina deste ano, na Casa Atelier Vieira da Silva, foi com a Karina Kuschnir que nos desafiou a contar uma história estabelecendo como elementos mais importantes que a estética, o tempo, o espaço e as relações sociais. Para isso deveríamos em primeiro lugar fazer o registo de coisas que visualmente remetessem ao tempo no lugar: coisas permanentes, coisas efémeras, estações do ano, forma do equipamento urbano ou pequenos objectos. De seguida registar as coisa vivas ou que estivessem animadas: pessoas, animais, carros, plantas etc..Por fim o registo do espaço ampliado para lá dos prédios, dividindo-nos em 4 grupos, de acordo com os pontos cardeais, para mapear o jardim. Optei por juntar os três exercícios numa dupla página, diferenciando-os pela cor, tentando que as camadas sobrepostas no final pudessem oferecer a leitura do lugar.
Uau, ficou interessantíssimo, Celeste! Adoro as cores a sinalizar os diferentes planos de leitura. Ficou quase surrealista, mas com animação e vida!
ResponderEliminarMuito obrigada Miú! Foi um prazer ouvir a Karina e estupendo aprender a estruturar a nossa maneira de ver segundo a visão do antropólogo.
EliminarMuito interessante, poetica até! Gosto muito das sobreposições!
ResponderEliminar